terça-feira, 28 de julho de 2009

Olá pessoal!

No último sábado, tive a felicidade de fazer uma oficina para 18 amigos do curso de Permacultura e Gestão Sócio-Ambiental na Chácara Santa Rita, uma das unidades permaculturais do Ipoema. Foi um dia incrível em que preparamos quatro receitas de dar água na boca. Fizemos o arroz com brotos de lentilhas, uma torta de quinôa com tofu e o Ratatouille DaHora. Para complementar divinamente, a Andrea levou deliciosas folhas orgânicas da horta da casa dela. E, de sobremesa, preparamos um pavê de frutas e castanhas.

Nas fotos, vocês podem curtir uma geral da nossa oficina, depois conferir os rapazes dando duro na cozinha e, por fim, o momento de saborear a tão esperada sobremesa, primeira a ser preparada e última a ser degustada.

Em breve, vamos fazer novas oficinas neste espaço maravilhoso, com muitas árvores bonitas e passarinhos cantando. Fiquem ligados nos e-mails e no blog.

Beijão,

Maíra



segunda-feira, 6 de julho de 2009

Aos meus amigos, com amor: receita do Bolo de Banana


Atendendo aos apelos dos queridos amigos do curso de Permacultura e Gestão Socioambiental, aí vai o passo-a-passo do bolo de banana. Esta é uma receita muito especial, que nasceu de um pedido muito especial, e foi criada com muito amor. E agora quero compartilhá-la com vocês. Este é um bolo rápido e fácil de fazer e não leva nenhum ingrediente de origem animal. Testem, divulguem, compartilhem.

Beijo grande,

Maíra



Bolo de banana da Maíra


Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de trigo integral

1 xícara de chá de aveia em flocos

1 xícara de chá de açúcar mascavo

4 bananas nanica bem maduras (pode ser 5 bananas prata ou maçã, mas com a nanica fica melhor)

4 colheres de sopa de linhaça previamente hidratada

½ xícara de chá de óleo vegetal (milho ou girassol)

1 colher de sopa cheia de fermento químico

1 colher de chá de canela

8 castanhas do Pará


Como fazer

1- Hidratação da linhaça: na véspera, colocar as sementes de linhaça em um recipiente, acrescentando, para cada medida de linhaça, três de água filtrada ou mineral. Armazenar na geladeira. Você vai notar que a linhaça ao ser hidratada libera um gel. É essa mistura da linhaça com o gel que será acrescentada ao bolo.


2 - Bolo: pré-aqueça o forno em temperatura média. No liquidificador, bata a linhaça com o óleo. Acrescente a banana, deixe formar um creme e, em seguida, acrescente a aveia e o açúcar e bata até obter uma mistura homogênea. Em uma bacia, coloque a farinha de trigo integral e acrescente a mistura do liquidificador, mexendo suavemente. Acrescente a canela e o fermento e mexa até homogeneizar a massa. Coloque numa forma untada com óleo e farinha integral, decore com as castanhas do Pará picadas e asse por 30 a 40 minutos.