segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Personal tudo

Pessoal, curte aí a matéria que saiu na Veja Brasília!



Personal tudo
Da organização dos armários à escolha da bicicleta ideal, serviços sob medida podem contribuir- e muito - para melhorar a sua vida em 2014
Uma seleção de profissionais, a exemplo da pet-sitter Paula Emmert, que prestam serviços personalizados para facilitar a sua vida (Foto: Roberto Castro)
27.dez.2013 12:18:27 | por Clara Becker
O ano novo se aproxima. E a vida nova? VEJA BRASÍLIA explorou um vasto universo de produtos e serviços sob medida com a intenção de alavancar as tradicionais metas de início de temporada. Para quem busca uma alimentação mais saudável, por exemplo, os “personais” nutricionistas, como Maíra Attuch, não só montam a dieta da família como vão à sua casa e ensinam você, ou seus funcionários, a cozinhar as receitas prescritas, a higienizar os produtos de forma correta e a conservar os alimentos. Quer comprar uma bicicleta, mas não sabe por qual optar? O assessor esportivo Marcelo Rocha o auxilia na escolha do equipamento ideal para suas necessidades e ainda elabora uma planilha de treinos. Se a sua promessa do ano é pôr ordem na bagunça, o personal organizer tem estratégias para fazer isso por você. Renata Muniz é capaz de deixar qualquer armário impecável, com as roupas dispostas em tons degradês. Aos que desejam aplicar dinheiro poupado ou sair do vermelho, vale marcar uma consulta com o planejador financeiro Waldir Leôncio. Mudar a aparência, renovar o guarda-roupa e ter mais estilo é tarefa para o personal stylist. Márcia Rocha dá uma orientação profissional para a imagem de seus clientes. Pensando em chamar mais os amigos para comer na sua casa? Basta convocar um personal chef. Marcos Lélis garante um encontro saboroso. Aos que planejam viajar muito no próximo ano, pet-sitters como Paula Emmert cuidam dos bichos de estimação nos respectivos lares deles. A seguir, apresentamos sete candidatos a grandes reforços no seu dia a dia.
  Virando a mesa na cozinha 
 Promova uma reeducação alimentar na família com treinamento de funcionários e material didático  

Amanda, Priscilla e Felipe Debatista com a nutricionista Maíra Attuch: a funcionária da família aprendeu as receitas naturais (Foto: Roberto Castro)

Em uma manhã, a nutricionista Maíra Attuch é capaz de ensinar a cortar, lavar, descascar, hidratar, cozinhar e combinar alimentos. Nos casos mais graves, ela acompanha o cliente ao supermercado e mostra como escolher a matéria-prima. “Receita você acha na internet. Eu levo técnicas e conceitos”, explica Maíra. Ela é adepta da culinária natural, anti-inflamatória e desintoxicante. Mais do que emagrecer, seus clientes, a maioria na faixa entre 30 e 40 anos, querem mudar os hábitos alimentares. Foi o caso da empresária Priscilla Debatista, que contratou o serviço em busca de uma orientação nutricional para a família. Inicialmente resistentes, a filha Amanda e o marido, Felipe, se uniram na iniciativa saudável. O mais difícil foi convencer a empregada a abrir mão do óleo e do caldo industrializado. “Sempre ouço que a dona fulana não vai aprovar. Por isso, gosto quando o patrão participa. Mas, com o tempo, o paladar é apurado. Somos viciados no salgado e no doce”, diz Maíra. Poucos meses depois, a funcionária que havia sido treinada pela nutricionista pediu demissão. “Quando contratei outra, não tive dúvida, chamei-a de novo”, conta Priscilla, que passou a tomar suco verde todos os dias de manhã. 
Contato: www.dahoraculinaria.blogspot.com.br
 DICAS DA ESPECIALISTA 
Depois de cozidos, os alimentos duram até três dias na geladeira. Dê preferência a frutas e hortaliças orgânicas. Na hora de temperar, evite caldos industrializados. Elimine, também, óleos de cozinha refinados. Refogue a comida com gotinhas de água e deixe para acrescentar um pouco de azeite de oliva extravirgem depois que o prato estiver pronto.


Capa:
Matéria





Deu vontade de comer macarrão ao molho branco...

… tudo isso porque na véspera havia feito uma oficina em que um dos pratos era chuchu grelhado ao molho branco feito com leite de castanhas e o molho ficou tão gostoso que tive que reproduzi-lo aqui em casa. Pois bem, esse molho branco vocês já conhecem, é aquele da lasanha de berinjela. Mas desta vez ele acompanhou um penne de arroz e, separadamente, fiz uma bandejinha de cogumelos paris frescos salteados em um fio de azeite e temperados com salsinha e pimenta do reino. Matei o desejo!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tapioca de shitake com agrião


O plano original era refogadinho de shitake com agrião acompanhado de arroz integral ou massa de arroz. Só que não tinha macarrão em casa e a fome não aguentava esperar o arroz ficar pronto. Então,  mantive apenas parte dos planos. Tinha meia bandeja de cogumelos shitake e um pouco de agrião. Piquei o shitake em quadradinhos e o agrião bem pequeno e refoguei os dois em um pouco de azeite. Separadamente fiz um ovo caipira mexido e, na falta de um arroz ou outro cereal mais nutritivo, coloquei tudo dentro de uma tapioca. Não é que ficou muito bom!