domingo, 28 de novembro de 2010

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 10


Já diz o ditado que quem não tem cão caça com gato. Hoje foi o dia. Domingo à noite, não tinha muitos insumos vegetais para fazer comidinhas. Achei que tinha uma lata de tomate sem pele e pensei em fazer um macarrãozinho (de arroz) básico. Mas uma busca na despensa revelou que o tal tomate já tinho sido usado em alguma outra ocasião que não me lembro. Preguiça enorme de sair com essa chuvinha. Então, vamos lá: penne de arroz ao alho e óleo com ervas finas e castanhas de caju! Simples, rápido e fácil. Longe de ter todas as verdurinhas que queria colocar, mas quebrou um galho danado. Na hora da foto, a bateria da máquina de final. Solução: foto tirada com celular. Quem não tem cão...

Delícia de oficina

Pois é, já tinha contado pra vocês que ia fazer uma oficina para estagiários e alunos de Nutrição do UniCEUB. A convite da Patrícia, que foi minha professora da faculdade, fui levar um pouquinho do que aprendi sobre alimentação natural para 7 jovens mulheres que ainda estão estudando, mas que, pelo desempenho na oficina, serão ótimas profissionais.
Pelas foto vocês acompanham a entrada: shimeji ao molho de shoyu e ervas finas sobre cama de brotos de lentilha.



O prato principal: penne ao pesto de rúcula com molho de tomate cereja e castanha de baru.



E a sobremesa (no momento em que foi ornamentada pelas talentosas participantes): pavê de coco com castanha do Pará, creme de manga e maracujá.



Só tenho a agradecer: pela oportunidade de compartilhar e pela tarde de pura diversão!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 9


Oi, gente.
Hoje a receita é de uma sopinha de lentilha com abóbora. Mas, como tudo aqui neste blog sempre tem uma historinha, aí vai ela. Vou fazer uma oficina para estagiários do curso de Nutrição de uma instituição de ensino aqui de Brasília. No menu, tem brotos de lentilha. Daí, é claro, aproveitei que ia germinar as sementes para o curso e hidratei uma quantidade extra, já pensando na sopinha da noite. Como sou fissurada em verdurinhas, acrecentei abóbora japanonesa em cubos, com casca e tudo (mais fibras e nutrientes e menos desperdício!). Aí vai receita:

- 1 xícara de lentilha previamente hidratada
- 1/4 de abóbora japonesa
- 1 cebola pequena
- Açafrão a gosto
- Sal a gosto

Corte a cebola em cubinhos e doure com pinguinhos de água. Corte a abóbora em cubos e coloque na panela com a cebola já dourada. Acrescente a lentilha, refogue por alguns minutos e cubra com água fervente. Tempere com sal. Quando estiver cozido (ao dente), acrescente o açafrão (para que não perca sua propriedades antioxidantes). Já está! Sirva com um fio de azeite de oliva.

Receitinha super fácil! Agora, dá licença que a fome bateu.

Beijos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 8


Arroz com cenoura e só! Adoro! Na decoração, uma ameixa umeboshi. Uma delícia! (Meus clientes que o digam...)