sábado, 5 de dezembro de 2009

Dominando a arte dos pães


Gente,

Esta, na foto, é a fofa da Dona Neuza, uma senhorinha encantadora que faz a gente sentir que está na casa da avó da gente. Sabe assim, mil quitutes - biscoito de nata, de aveia, pão integral, pão de milho, manteiga caseira - com cafezinho e muito amor?

Pois é. A Dona Neuza faz pães e biscoitos caseiros para vender. E tudo começou como um hobby porque o negócio principal da família é o trigo, que ela e o marido, Seu Ismael, moem no moinho de pedra (vejam os vídeos abaixo) e entregam para diversos atacadistas e padarias de Brasília.

Então, a chácara da Dona Neuza e do Seu Ismael é vizinha à do meu pai e outro dia eu fui lá ver se aprendia uns segredinhos da arte dos pães. Passei um dia maravilhoso fazendo pão integral, pão sírio, biscoito de nata, pão de milho. Até ensaiamos um pão de milho sem glúten, mas este ainda precisa de aprimoramentos. rs...

Meu desafio agora é literalmente colocar a mão na massa, porque tenho as receitas, os ingredientes, mas o que acontece? Todo fim de semana meu pai vai na Dona Neuza e compra os deliciosos pãezinhos e aí quem dissse que eu tenho coragem de ir para cozinha me aventurar.

Bom, mas prometo que, agora que as aulas da faculdade acabaram e não tenho mais a desculpa da falta de tempo, vou testar e compartilhar com vocês.

Enquanto isso, vamos adquirindo os quitutes da Dona Neuza. Aliás, a galera do trabalho da minha irmã já está viciada nos biscoitinhos de nata.

Beijos!

Ah! Tenho que contar para vocês do almoço. Nossa! Arroz, feijão com pequi (isso mesmo pequi no feijão), taioba refogada e saladinha de couve, colhidas da horta. Também tinha um franguinho caipira que estava com uma cara ótima. E pasmem! Seu Ismael também cozinha e ajudou a preparar tudo.

Nenhum comentário: