segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Chuchu pode ser bom?


Quem diz que o chuchu é o quarto estado da água ou sofre de falha de caráter grave ou de paladar. Ou então digamos que sofre apenas de má orientação gastronômica em relação ao tema ou ainda de mera falta de sorte. Brincadeiras à parte, o fato é que o chuchu pode ser muito saboroso, desde que bem preparado. É verdade, sim, ele é bastante suculento (para não dizer aguado). Por isso mesmo precisamos prepará-lo no calor seco, de forma a equilibrar essa característica. Sem tirar o lugar do ensopadinho, claro, que possui todo um séquito de fãs. Mas vamos ao que interessa. Nessa receita aí, decidi fazer o chuchu grelhado em lâminas, assim como fazemos com berinjelas e abobrinhas. Por baixo um purê de batata baroa, por cima fatias de queijo prato e cenoura ralada. Anota aí:

Purê
4 batatas baroas pequenas
- Descascar as batatas e cozinhá-las com água suficiente para cobri-las e e um pouco de sal. Amassar com um garfo até formar um purê.

Chuchu grelhado
1 chuchu grande (com casca e tudo)
- Lavar bem o chuchu e fatiá-lo em lâminas finas. Em uma frigideira antiaderente, grelhar as fatias de um lado e do outro.

Montagem do prato
Untar um refratário com um fio de azeite de oliva e colocar o purê. Dispor as lâminas de chuchu grelhado. Sobre cada uma delas, sobrepor uma fatia fina de queijo prato (ou outro de sua preferência, esse era o que tinha em casa). E para decorar, 1 cenoura ralada. Depois é só levar ao forno a 200 graus por 15 a 20 minutos.

Nenhum comentário: