segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Faxina alimentar

E esta matéria saiu no Correio Braziliense!


ENCONTRO COM O CHEF »Faxina alimentarPara os adeptos da naturopatia, o que você come pode também ajudar a limpar tudo de ruim que existe no seu corpo

Publicação: 19/01/2014 08:00 Atualização: 17/01/2014 18:15

Comer pode te intoxicar. A frase, dita assim, parece exagerada, mas é fato que as substâncias usadas nos alimentos industrializados e os agrotóxicos da lavoura podem nos causar problemas de saúde — mesmo que tenham chegado até nosso corpo através de um prato muito gostoso. Mas, ao mesmo tempo que esses produtos podem trazer riscos, os alimentos também podem ser usados para limpar o que existe de ruim no corpo. É o que acredita a naturopatia. Minha ideia para esta coluna era saber mais sobre o que é servido em um SPA.

Ao conversar com o chef Pedro Coe, acabei descobrindo a filosofia que vê esse acúmulo de toxinas no organismo como causa das doenças e, por esta feita, fazer uma faxina com bons alimentos pode ser o caminho para a cura. "A naturopatia trabalha com alimentos que não geram calor. Nos pratos que faço aqui no SPA, não uso nenhum tipo de óleo, nem alho, nem pimenta. E também não uso proteína animal", diz Pedro. Ele convive com a naturopatia por conta dos pais e, ainda que coma carne, afirma que a experiência de trabalhar dessa forma o ajuda a buscar em outros alimentos as referências de sabor, em uma troca saudável.

"Uso muito alho-poró, cebola, ervas e gengibre. O importante é experimentar: já servi moqueca de jaca para os hóspedes." O chef garante que a culinária envolvida na naturopatia é mais simples de fazer que qualquer outra. Cita, como exemplo de alimento difícil de fazer, a química que envolve a cocção das carnes, por conta dos graus de marmorização. "Os vegetais não têm mistérios nem regras. E, caso aconteça um erro, é muito fácil revertê-lo e não perder o prato." A nutricionista Maíra Attuch conheceu a filosofia ainda na faculdade e, recentemente, lançou o livro Você é o que você não come (Livre Expressão Editora), com receitas baseadas na naturopatia. "O que mais vejo é que as pessoas que me procuram têm pouca resistência com a mudança de hábitos. Como as receitas são simples, ela não terá problemas em conseguir repeti-las em casa." Ela garante que a maior dificuldade nessa alteração de cardápio é fazer com que os familiares aceitem que, sim, dá para ter um prato gostoso sem os temperos tradicionais.
 (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
Ingredientes
2,5kg de beterraba
450ml de suco de laranja
100g de cebola
35g de salsinha
15g de sal

Modo de preparar
Cozinhe a beterraba com casca em uma panela de pressão, com água até cobrir, por 35 minutos. Retire da pressão e, ainda quente, descasque as beterrabas com as mãos em água corrente. Corte-as em cubos uniformes e refogue com os demais ingredientes por 15 minutos.
Tempo de preparo: 50 minutos
Rendimento: 20 porções de 125g
Serviço:
Bálsamo SPA
Endereço: SMLN Trecho 7 chácara 9/DF-015 — Lago Norte
Telefone: 3033-3397/ 3033-3742
Leia na edição impressa a íntegra da matéria e a receita da Sopa de abóbora com gengibre

Nenhum comentário: