quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Pão de frigideira

Este é com queijo de cabra.
Coloquei depois de virar para que o queijo derretesse.
Hoje quero dar uma dica imperdível. O pão de frigideira! É uma receitinha super prática e gostosa para café da manhã ou até um jantarzinho rápido. Ele é feito à base de linhaça ou chia + um cereal em flocos (aveia, quinoa, amaranto) + uma farinha (eu costumo usar a de arroz). São coisas que vale a pena a gente ter em casa, pois, na hora de variar ou na hora da preguiça de cozinhar ou quando a despensa estiver vazia, viram esse pãozinho super gostoso e saudável, um misto de pizza com waffle com panqueca, sei lá, é gostoso. 

Essa receita me chegou por uma paciente. Grata! Abaixo o passo a passo e os devidos créditos para a nutricionista que a criou. Vale dizer que a inclusão da aveia ficou por minha conta, pois a versão original era sem farinha de trigo e sem glúten de modo geral.


Nesta versão vegana, com hommus (pasta de grão de bico).
A receita do hommus está no livro Você é o que você não come.


Pão de frigideira
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
1 colher de sopa de amaranto em flocos ou quinoa ou aveia em flocos
1 colher de sopa de chia ou linhaça
2 colheres de sopa de farinha de arroz ou farinha de milho (fina ou média)
1 colher de chá de fermento químico
Água
Azeite de oliva ou ghee ou óleo de coco (só para untar)

Como fazer:
No dia anterior ou algumas horas antes, deixe de molho o amaranto ou quinoa ou aveia com a linhaça ou chia, coloque água o suficiente só para cobrir e dê uma boa misturada. Deixe na geladeira.

No outro dia (ou horas depois) misture os outros ingredientes. Vai ficar uma pasta grossa, unte uma frigideira com azeite, ghee ou óleo de coco e coloque a massa (pode usar as mãos para ajeitar a massa na frigideira), leve ao fogo em fogo bem baixinho e com a frigideira tampada, quando a parte de baixo estiver dourada, vire-a e doure o outro lado.


Um comentário:

Elena disse...

Mamma mia!
O Pao de Brigideira é para morrer do prazer!!! Amo o pao e as receitas tão especial quanto ista!
Muito obrigada, tudo um prazer!!