quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Guia d@ solteir@ vegan@ - Episódio 5


Deu desejo! Na semana retrasada, fiz um quibe de abóbora em uma oficina. Uma receita que há muito não fazia. Só que não pude esperar para saborear o prato. Daí fiquei com aquilo na cabeça. Esta semana resolvi matar meu desejo. Ontem cozinhei a abóbora para facilitar a vida e hoje de manhã, antes de sair, lavei o triguilho e deixei ele cobertinho com um pano úmido na geladeira. Abaixo a receita.

Quibe de abóbora
Rendimento: 5 porções

Ingredientes

½ abóbora japonesa
1 xícara de triguilho
1 cebola pequena
Hortelã
Pimenta síria
Sal marinho a gosto: ½ colher de sopa

Como fazer

O primeiro passo é lavar o triguilho e deixar que absorva a água durante 1 hora.
Cortar a abóbora em fatias, retirar as sementes e cozinhá-la no vapor até que seja possível amassá-la com um garfo. Amassar a abóbora e adicionar a cebola ralada, o triguilho, hortelã, pimenta síria e sal. Colocar numa assadeira levemente untada com azeite e levar ao forno médio por 30 minutos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Guia d@ solteir@ vegan@ - Episódio 4


Oi, gente.
Arroz integral é uma das coisas que mais adoro. E um dos alimentos mais versáteis e fáceis de fazer também. Saí de manhã e deixei 1 xícara de arroz integral de molho, porque aí, quando eu chegasse em casa à noite, ele ia cozinhar em 10 a 15 minutos. De verduras, tinha 1 abobrinha, 1 tomate e 1 cenoura que já estava ralada. Então, quando cheguei, rapidamente fiz o arroz, dourando meia cebola cortada em cubinhos na água (sem óleo), refogando o arroz (depois de jogar fora o excedente da água do molho) e acrescentando uma medida e meia de água ao arroz, neste caso, uma xícara e meia. Separadamente, salteei o tomate e a abobrinha cortados em cubinhos em uma panela de fundo grosso, temperando com sal e pimenta do reino. Quando a abobrinha ficou ao dente, acrescentei umas castanhas de caju trituradas e a cenoura ralada. Na hora de montar o prato, um pouco de azeite sobre tudo. Uma delícia!

Ah! Hoje providenciei o saca-rolhas e consegui tomar uma tacinha de vinho. Tudo de bom!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Guia d@ solteir@ vegan@ - Episódio 3

Na verdade, este é o dia 0, antes até da ideia do Guia. Tinha dado uma oficina pela manhã e sobrou ¼ de uma abóbora japonesa. Em casa, entre os temperinhos de sempre tem shoyu e tahine (pasta de gergelim). Então fiz uma receita campeã das oficinas que agora divido com vocês. Retire as sementes da abóbora e corte-a em meias luas, com casca e tudo. Coloque-as sobre um refratário (um pirex mesmo). Faça um molhinho com 2 colheres de sopa de shoyu e 1 de tahine e derrame-o sobre as meias luas. Leve ao forno por 30 minutos ou até que a abóbora fique macia. Fica muito gostoso com um arrozinho integral. Mas nesse dia não tinha. Daí comi com bolacha de arroz e ficou uma delícia! Ah! Não tem foto porque eu ainda não tinha tido a ideia do Guia (hehehe). Fica por conta da imaginação...

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Guia d@ solteir@ vegan@ - Episódio 2


Ainda sobraram 2 cenouras e 1 abobrinha, lembram? Tinha comprado lentilha. Então hoje de manhã, antes de sair para o trabalho, deixei as lentilhas de molho. Você pensa que o molho é uma bobagem do tempo da vovó? Engano seu. Deixar feijões (lentilha, ervilha, grão de bico) de molho é uma ótima maneira de agilizar sua vida e sua digestão. Tanto é que fiz essa sopinha aí da foto em menos de 30 minutos, contando o tempo de cortar a cenoura, a abobrinha e ½ cebola. Esse processo de hidratação reduz o tempo de cozimento (no caso da lentilha nem precisei de panela de pressão) e ativa as enzimas dos grãos, facilitando também a digestão. Então aí está a sopa de lentilha com verduras. Para fazer é fácil. Jogue fora a água do molho e lave bem as lentilhas. Corte uma cebola, uma cenoura e uma abobrinha em cubinhos. Doure a cebola em água (sem óleo, é bom que nem suja a panela), pingando gotinhas de água aos poucos para que a cebola não grude no fundo da panela. Acrescente as lentilhas, tempere com sal marinho e adicione água fervente de forma a cobrir as lentilhas. Em outra panela coloque a cenoura e a abobrinha com um pouco de molho shoyu (lembre-se de escolher o macrobiótico – sem açúcar e sem glutamato). Quando os legumes estiverem ao dente, misture-os à lentilha, acerte o sal e tempere com uma pitada de pimenta do reino. Azeite de oliva vai super bem no prato já servido. A parte chata é que eu pretendia tomar uma taça de vinho para acompanhar (coloquei até o vinho para resfriar). Mas adivinha! Aqui na casa nova ainda não tem saca-rolhas. Aí chora! Fica pra amanhã.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Guia d@ solteir@ vegan@ - Episódio 1


Bom, primeiro deixa eu botar essa história em pratos limpos. Cheguei em casa hoje meio cansada, mas ao mesmo tempo pilhada para fazer minha comidinha. O que eu tinha na geladeira: 2 abobrinhas, 1 berinjela e 2 cenouras. Lembrei que tinha também uma pasta de azeitona (dessas de vidrinho mesmo) e um pouco de penne de arroz. Estava com preguiça de cortar cenoura, então cortei somente 1 abobrinha e 1 berinjela em cubinhos e fiz um mini-Ratatouille DaHora. Cozinhei o macarrão à parte e temperei com pasta de azeitona. Sentei pra jantar toda feliz e me deu o estalo. E se toda vez que eu fizesse alguma coisa do gênero eu postasse a ideia com as linhas gerais da receita? Ia quem sabe ajudar um bocado de gente que chega à noite cansado e quer comer uma coisinha saudável e rápida. Bem seguindo os princípios da DaHora.

Então é isso. A partir de hoje vou postar as ideias que tiver para juntar o que tem na minha geladeira com os desejos do meu estômago. E daí quem sabe essa combinação não agrada também o seu paladar e dá uma dica do que preparar para o jantar? E, é claro, fique à vontade para mandar as suas ideias para o blog. Estou aberta a contribuições. Vamos testar!