domingo, 26 de dezembro de 2010

Apple pie natalina


Pois é, gente, este ano não teve sobremesa light na ceia, não. Mas resgatei uma receita muito antiga da Jean, uma amiga querida que conheci há uns 10, 11 anos, quando morava na Itália. Uma americana de coração enorme que me abrigou no apartamento dela em Milão por 4 meses. Aí vai então só pra vocês terem um gostinho, a foto da torta de maçã, que na verdade é uma receita da mãe da Jean. Uma autêntica apple pie.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sobremesa viva natalina



Olha só que legal, gente. Terça passada fiz uma mini-oficina para os hóspedes do Bálsamo Spa. E a receita que fizemos já rendeu releituras. Nesta foto, a sobremesa viva que o Sergio adaptou, com recheio de banana, cobertura de creme de avelãs e decoração com cerejas frescas. Bem no clima do Natal! Grata, Sergio, pela contribuição.

E atualizando vocês, a Thais também testou. Só que a versão dela foi com pêssego em calda. Demais!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 12


No meu primeiro dia de férias, me empolguei. Resolvi fazer uma receita de família (da parte libanesa) que aprendi com uma prima no início do ano, mas ainda não tinha testado. Chama-se buebn (não tenho ideia de como se escreve). O fato é que se trata de um "hambúrguer" de trigo. Basta lavar o triguilho e deixá-lo hidratar por 1 hora, bater em um processador com sal e temperos (o original é com hortelã fresco, mas, como não tinha, fiz com zatar), acrescentar um pouco de farinha de trigo para dar liga e fazer os hamburguinhos. Depois basta grelhá-los numa frigideira sem óleo e depois de pronto, passar no azeite de oliva. Para acompanhar, uma saladinha de acelga e cenoura - orgânicas, claro!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 11


Tarde chuvosa, bateu um friozinho. Cheguei em casa morrendo de fome e fiz logo duas tapiocas com azeite, farinha de linhaça e zatar. Mas faltava um aconchego. Nada melhor do que um creminho de abóbora. Aquece o estômago e coração. Aliás, falando em coração, estou empenhada em seguir os conselhos do Globo Repórter de ontem (hahaha): para acompanhar - e proteger meu coração, claro - uma taça de vinho.

Bom, curte aí a receita super fácil.

- 1/4 de abóbora japonesa
- 1 cebola pequena
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto

Cozinhe a abóbora com a casca. Bata no liquidificador até formar um creme. Corte a cebola em cubinhos e doure-a em água. Tempere com sal e pimenta do reino. Na hora de servir, piquei umas azeitonas pretas no prato. Mmmnmn....