sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Direto do Líbano


Esta delícia não fui que fiz não, mas achei que era altamente digna de nota: arroz com lentilha e cebolas crocantes, uma receita genuinamente libanesa. Ah! O passo a passo? Não estou autorizada a divulgar (hehehe).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 17


Hoje cheguei mais cedo em casa. Que milagre! Estava precisando de confort food e descanso. Enquanto via um filmezinho bem água-com-açúcar na TV, fiz esse basiquérrimo spaghetti ao molho sugo, abaixo a receita:
Ingredientes:
- 100g de spaghetti de arroz
- 1 lata de tomate sem pele
- 1/2 cebola
- 5 azeitonas (era o que tinha em casa rs...)
- Ervas de provence
- Sal

Como fazer:
- Enquanto cozinha o macarrão em água fervente com um pouco de sal, em outra panela, doure a cebola cortada em cubos (lembre-se de não colocar óleo, pingando gotinhas de água para não grudar no fundo). Acrescente as azeitonas picadinhas e os tomates batidos do liquidificador. Temmpere com sal e ervas à gosto. Quando a massa estiver ao dente, escorra e monte o prato, colocando um fio de azeite de oliva ao prato já servido. Aprecie e vá dormir cedo! É o que eu vou fazer agora. :)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 16


Hoje me dei bem. Almocei e jantei em casa. Pequena variação sobre o mesmo tema. As verduras: couve-flor e abóbora japonesa cozidas no vapor. Os carboidratos: cuscuz de milho no almoço e arroz integral no jantar. Como não havia deixado o arroz de molho na véspera, não tinha tempo de prepará-lo para o almoço, por isso a opção pelo cuscuz de milho. Tudo foi preparado sem óleo e nos legumes nem sal coloquei. Temperei tudo ao final com sal e azeite de oliva.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tortinha de arroz integral


Bom, vou confessar que esta foi uma tentativa de recuperar uma comidinha que não estava lá essas coisas. Ontem, havia feito, meio com pressa, um arroz integral com abobrinha ralada. Só que ficou bem sem graça. Hoje, não ia rolar. Então, peguei um ovo caipira, bati com pimenta do reino e zaatar e misturei ao arroz juntamente com pedacinhos de azeitona preta. Depois, 30 minutos de forno para que ganhasse consistência e virasse uma torta. Ah! Agora sim.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Guia d@ Solteir@ Vegan@ - Episódio 15


Desta vez foi o tempo curto somado à escassez de alimentos na minha despensa que me fez fazer esse delicioso mingauzinho de aveia, com leite de castanha, claro! Abaixo a receita.

Mingau de aveia

Ingredientes
4 castanhas do Pará (hidratadas por 24 horas)
2 e ½ colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de sopa de mel ou açúcar mascavo
Canela em pó a gosto

Como fazer
Desprezar a água de hidratação e bater as castanhas no liquidificador com uma xícara de água filtrada. Levar o leite de castanha ao fogo com a aveia, mexendo até adquirir consistência. Temperar com canela em pó e mel (ou açúcar mascavo).