quinta-feira, 30 de maio de 2013

Eu amo risoto




Eu amo risoto e ponto final. Que comidinha mais prática, rápida, gostosa e aconchegante. Dos mais sofisticados ao mais simples, como este aí da foto. Mais um daqueles casos em que um monte de sobrinhas se fundiram em um novo prato delicioso. Vamos à receita:

Ingredientes:

- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 xícara de cogumelos shitake desidratados (os meus eram sobra de um outro risoto e estavam já hidratados e congelados, só fiz descongelar)
- 1 cenoura ralada (ficou da salada do almoço)
- Salsa picada a gosto (também já estava picada e congelada)
- 1 colher de café de açafrão
- 2 pitadas de páprica doce
- 1,5 colher de chá de sal marinho
- Azeite de oliva a gosto

Como fazer:

- Ferva os cogumelos com 500ml de água para hidratá-los e usar essa água para cozinhar o arroz.
- Em uma panela grande refogue o arroz em um fio de azeite. Aos poucos vá adicionando a água dos cogumelos, de forma que o arroz esteja sempre coberto com água. Dê uma mexidinha de vez em quando. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente os cogumelos e os temperos (açafrão, páprica e sal). As medidas que usei para os temperos estão na lista dos ingredientes acima, mas você pode ajustar para o seu gosto. Acerte o ponto do cozimento do arroz adicionando mais água dos cogumelos (o arroz deve estar al dente, macio, porém não mole). Quando estiver cozido, desligue o fogo, acrescente a cenoura e a salsa, misturando gentilmente. Regue com fio de azeite ao servir.

Um comentário:

Gab disse...

Compartilho do seu amor!