sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Série "Fim da Mordomia" - Cardápio Semana 4

Nem tudo sai perfeito nessa série. Nesta quarta semana de aventuras culinárias, o cardápio na minha cabeça estava perfeito, mas a execução não ficou a contento.

Os planos:

Compras na lojinha de orgânicos:

- Alface americana
- Tomate cereja
- Cenoura
- Abóbora japonesa
- Tomate italiano
- Vagem
- Milho

O que tinha em casa:

- Berinjela (ainda da herança da semana passada que a minha mãe havia deixado, lembram?)
- Batatas (idem)
- Arroz integral
- Feijão

Cardápio almoço (6 porções):

- Salada de alface, tomate cereja e cenoura
- Arroz integral
- Feijão com abóbora
- Berinjela com tomate italiano ao forno com ervas de Provence

Cardápio jantar (2 porções)
- Refogadinho de milho com vagem
- Berinjela com tomate (fiz bastante, tinha muita berinjela)

Os contratempos:

Pois é, eu e o marido deixamos tudo lavado e cortado de véspera, como de costume, mas acontece que cheguei mais tarde do que o previsto em casa, logo estava morrendo de fome e ainda tinha que cozinhar o feijão! Tudo bem que na panela de pressão é rapidinho, mas neste dia o bicho pegou: além de ter chegado mais tarde, a panela de pressão empacou (tivemos que recomeçar o processo), coloquei água demais no feijão (pensando que seria necessário mais água por causa da abóbora), coloquei sal de menos no feijão, a berinjela ficou meio dura e também não pegou o sal direito e, de quebra, o milho estava meio velho e bastante fibroso. Ufa!

Almocei meio mal-humorada, mas depois - sem a pressa e a fome atrapalhando - a gente deu um jeitinho. Cozinhamos o feijão mais um pouco para a água evaporar, assamos um pouco mais a berinjela e cozinhamos um pouco mais o milho. Daí tudo ficou delícia e resolveu o resto da semana.

O leitor atento vai me perguntar: cadê as batatas? Deixei o melhor para o final. Maridão me deu um presente no jantar de quarta: batatas assadas recheadas de cogumelos shitake na manteiga e cebolas carameladas. Um toque de páprica doce e de um queijinho de trança, presente de um amigo. Dá só uma olhada:




Um comentário:

Anônimo disse...

Hmmm, a batata parece ser maravilhosa. E olha a coincidência: hoje, por um acaso, também fizemos berinjela com tomate italiano ao forno, só que com manjericão. Amo! Também quero testar a sopa de couve-flor. Noeli