quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lasanha criativa

Lasanha de berinjela com espinafre ao molho branco com leite de castanha


Hoje tive uma ótima oportunidade de exercitar minha criatividade. Por falha de comunicação, eu e a secretária da minha mãe fizemos compras. O resultado: 2 maços de couve, 2 maços de espinafre, 1 maço de agrião, 1 maço de rúcula, 2 abobrinhas, não sei quantos rabanetes, 2 meias bandas de abóbora japonesa, 5 espigas de milho, 3 berinjelas, 1 couve-flor, 1 brócolis, quiabo, alface, tomate, cenoura beterraba. Ufa! Comida que não acaba mais e apenas um casal para dar conta de tudo isso. Pois bem, ontem, alface, rúcula, tomate, cenoura e beterraba viraram salada; abobrinha e rabanete viraram um refogadinho com curry; parte da couve foi refogada e à noite se incorporou à sopa de abóbora com milho.

E hoje a berinjela e o espinafre viraram essa bela lasanha da foto e o agrião virou um pesto para acompanhar um penne de arroz. Vamos às receitas:

Lasanha:

Ingredientes:
- 3 berinjelas
- 2 maços de espinafre
- 8 castanhas do Brasil
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 6 tomates cerejas
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- noz moscada
- pimenta do reino
- sal

Como fazer:
Cortar a berinjela em lâminas, passar no sal para tirar o amargo, grelhar em frigideira anti-aderente (não precisa de óleo). Reservar.
Picar e cozinhar o espinafre em água e sal. Reservar.
Hidratar as castanhas por 24 horas, jogar fora a água do molho e bater com 2 xícaras e meia de água. Levar o leite de castanhas ao fogo, acrescentar a aveia, o sal, a pimenta e a noz moscada e mexer até obter uma consistência de molho branco.
Montar colocando uma camada de berinjela, uma de espinafre, uma de molho. Repetir. Salpicar o parmesão ralado e decorar com os tomates cortados em rodelinhas.
Gratinar em forno a 210 graus por 30 minutos.


Pesto de agrião:

Ingredientes:
- 1 maço de agrião
- 100ml de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado
- 1 colher de chá de sal
- 8 castanhas do Brasil

Como fazer:
Triturar todos os ingredientes no processador. Servir com torradas ou como molho de macarrão (eu fiz um penne de arroz ao pesto para acompanhar a lasanha).


Ah! Amanhã o almoço vai estar caprichado, com todas as verduras que ainda não aproveitamos. Mas vamos combinar que fizemos um bom trabalho! ;)


2 comentários:

Anna Montenegro disse...

Olá Maíra,

Testei essa receita e meu marido AMOU!

Ele disse que não estava com fome mas comeu três pedaços. Foi um sucesso.

Eu também adorei,muito prática e saborosa.

Beijos
Anna Leticia

Anna Montenegro disse...

Adorei!